top of page

PENTE FINO NO INSS: GOVERNO QUER CORTAR 10 BILHÕES DA PREVIDÊNCIA

  • Foto do escritor: nantestathiane
    nantestathiane
  • 18 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura

Neste mês de março de 2024, o presidente do INSS noticiou que trabalha em um pacote de medidas para gerar uma economia de 10 bilhões aos cofres públicos.


Conveniente para o momento, em que o Ministério do Planejamento busca revisão de gastos e o Ministério da Fazenda tenta zerar o déficit público.


Estão na mira, o auxílio por incapacidade temporária, BCP/LOAS, e o seguro defeso.


A revisão vai começar pelo BPC/LOAS. Os beneficiários da LOAS serão convocados a partir de maio. Em seguida, virá a revisão do auxílio-doença, a partir de julho, para aqueles que estiverem recebendo o benefício há mais de um ano.


Para apurar fraudes no seguro defeso (benefício de um salário mínimo pago pelo INSS a pessoas que dependem exclusivamente da pesca de pequeno porte), o governo quer usar banco de dados de estados e municípios.


O presidente do INSS, no entanto, afirmou que irão focar, principalmente, em benefícios com suspeitas de fraude ou irregularidades detectados pelo sistema.


É de extrema importância, neste momento, caso o beneficiário tenha o benefício revisado, ficar atento às arbitrariedades que possam ocorrer pela autarquia previdenciária, como por exemplo, cortar benefícios de forma indevida, prejudicando quem realmente precisa.


Ou pior, além de ter o benefício suspenso ou cessado, ainda ter que devolver todo o dinheiro recebido pelo período da susposta irregularidade.


Caso isso venha acontecer, deve-se procurar um advogado previdenciário imediatamente para tentar reverter essa situação.


Se você está buscando um advogado especialista para te auxiliar, basta tocar no botão de whatsapp para falar com nosso escritório.

 
 
 

Comentários


bottom of page